Ataque anti-aéreo, 1987. Acrílico sobre tela.
capa: Claudio Tozzi
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EDITORIAL | | TEXTOS | A personalidade borderline busca inconscientemente a turbulência emocional. Embora doloroso e perturbador, o estado de tumulto é desejado, e paradoxalmente, o encontrar-se num estado de angústia produz gratificação. O filme "De olhos bem fechados", de Kubrick, suscita questões sobre o estatuto da feminilidade no inconsciente, sobre sua relação com a paranóia e sobre o trabalho da morte na criação artística: um realismo além da objetividade científica. Nas relações interpessoais atuais, a possibilidde de dialogar cede espaço à imagem, a palavra perde relevância como suporte da subjetividade e do vínculo. A propensão à violência nos casais resulta, em grande parte, dessa situação. A melancolia permite entrever, de maneira privilegiada, a relação entre o modo de produção do saber psicanalítico e a sua expressão clínica. Freud, ao referir-se à dimensão trágica da existência humana, já deixava entrever esse vínculo. Os textos que Arnaldo Jabor escreveu entre 1992 e 2003 sobre diversos temas permitem captar importantes modificações no modo pelo qual se estrutura a subjetividade no Brasi, a partir de instâncias da vida cotidiana. A psicanálise e a arte trágica tratam das mesmas questões fundamentais da condição e do agir humano. Haveria um conceito psicanalítico do trágico, a partir das referências de Freud e Lacan à tragédia? O conceito do originário, tal como formulado por Jean Laplanche e Piera Aulagnier, fornece elementos para compreender as primeiras inscrições da vida psíquica, bem como o arcaico nas neuroses e nas patologias atuais. Estes relatos clínicos buscam compreender a natureza coletiva dos significantes psicopatológicos contemporâneos. A clínica individual e as "imagens dialéticas" do todo social se articulam em um encontro entre Freud, Benjamin e Adorno. As noções de "self", "corpo" e "mente" são centrais em psicanálise, mas é necessário desnaturalizá-las, recolocando-as no contexto sociocultural e histórico de que extraem sua significação. A capacidade de sonhar e o potencial artístico são aqui discutidos como recursos criativos na clínica da depressão, utilizando-se conceitos winnicottianos como os de "área transicional" e "ilusão". | |
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ENTREVISTA | A psicanalista canadense Anna Alvarez, internacionalmente reconhecida por seu trabalho com crianças autistas borderline, carentes e maltratadas, fez sua formação psicanalítica na Clínica Tavistock, em Londres, no decorrer da década de 60... | DEBATE | Como todos sabemos, a psicanálise surgiu a partir do trabalho de Sigmund Freud com pacientes neuróticos no final do século XIX... | LEITURAS | Resenha de "Psicanálise em nova chave" - Isaias Melsohn. São Paulo, Perspectiva, 2001. 334 p. Resenha de "Colóquio freudiano: Teoria e prática da Psicanálise contemporânea" - Ana Maria Sigal Rosenberg e Isabel Vilutis (orgs.). São Paulo, Via Lettera, 2001. 304 p. Resenha de "Interfaces da Psicanálise" - Renato Mezan. São Paulo, Companhia das Letras, 2002. 585 p. Resenha de "Cena incestuosa" - Renata Udler Cromberg. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2001. 260p. Resenha de "Memória corporal e transferência: fundamentos para uma psicanálise do sensível" - Ivanise Fontes. São Paulo, Via Lettera, 2002. 136p. Resenha de "Lacan com Derrida" - René Major. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2002. 256 p. Resenha de "Fragmentos clínicos de Psicanálise" - Sergio Telles. São Paulo, Casa do Psicólogo/EdUFScar, 2003. 189 p. Resenha de "O (im)possível diálogo Psicanálise e Psiquiatria" - Maria Lúcia V. Violante. São Paulo, Via Lettera, 2002. 164p. Resenha de "Do amor ao pensamento: a Psicanálise, a criação da criança e D. W. Winnicott" - Heitor O'Dwyer de Macedo. São Paulo, Via Lettera, 1999. 201 p. Resenha de "Hipocondria: impasses da alma, desafios do corpo" - Rubens Marcelo Volich. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2002. 276 p. Resenha de "A ética da paixão: uma teoria psicanalítica do afeto" - Marcus André Vieira. Rio de Janeiro, Zahae. 282 p. Resenha de "A invenção da vida, arte e Psicanálise" - Edson Luiz André de Souza, Elida Tessler e Abrão Slavutsky (orgs.). Porto Alegre, Artes e Ofícios, 2001. 191 p. | |
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