EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
16
Aspectos da clínica (2)
ano IX - 1° semestre 1996
páginas
capa: Georgia Vilela
  



capa: Georgia Vilela

voltar ao acervo








EDITORIAL  
TEXTOS  
Um analista decide interromper por um ano sua prática clínica para pesquisar e estudar no Exterior. Outros analistas se escandalizam, o invejam, o acusam... Por que? Do que?
 
Goethe ocupou um lugar eminente na invenção de Freud, inclusive no caráter artístico dela. Este artigo discute alguns paradoxos ligados à figura de Goethe no imaginário de seu ilustre admirador.
 
Visando ampliar o horizonte ético no tratamento das psicoses em crianças e adolescentes, e contribuir para a memória coletiva, este artigo narra o percurso de um hospital-dia na rede pública paulistana.
 
Dos escritos freudianos até as correntes contemporâneas, a questão do "salto misterioso para o corpo" intriga os psicanalistas e suscita a reflexão teórica.
 
A teoria da sedução generalizada de Laplanche, assim como a teoria lacaniana do significante, contém uma concepção do inconsciente. Este artigo as compara a partir do lugar que cada uma atribui ao sexual.
 
Ao conceitualizar de forma inovadora a teoria da situação analítica, Ferenczi convida o leitor a repensar e a redimensionar a clínica do trauma.
 
Em diversos escritos dos anos noventa, Freud formulou noções que podem ser úteis, hoje, para pensar a psicossomática. Mas não aquelas que habitualmente se invocam neste contexto!
 
Um instigante diálogo entre a filosofia, aqui representada pela análise heideggeriana do Princípio de Razão, e a psicanálise, em especial na atividade de construção como "dispositivo desrealizador".
 
A rede mundial de computadores é aqui mostrada com potencial tanto para favorecer uma melhor tessitura homem x outros homens x mundo "concreto" quanto para alimentar um afrouxamento destas relações.
 
 


ENTREVISTA  
DEBATE  
Visando aprofundar o debate em torno das idéias de nossa entrevistada, PERCURSO propôs a duas colegas do Departamento a seguinte questão: "A formulação de Radmila Zygouris sobre as idéias parasitas foi publicada no artigo "Olhar Selvagem" (Percurso n11, 1 semestre de 1994). Quais suas considerações sobre a ocorrência deste fenômeno no trabalho clínico?"
 
LEITURAS  
Resenha de "Ah! As belas lições" - Radmila Zygouris. São Paulo, Escuta, 1995. 262 p.
 
Resenha de "Novos olhares: mulheres e relações de gênero no Brasil" - Cristina Bruschini e Bila Sorj. São Paulo, Marco Zero/ Fundação Carlos Chagas, 1994. 285 p.
 
Resenha de "O parentesco fantasmático - transferência e contratransferência em terapia familiar psicanalítica" - Alberto Eguier. São Paulo, Casa do Psicólogo, 1995. 249p.
 
Resenha de "Freud - racionalidade, sentido e referência" - Osmyr Faria Gabbi Jr. Campinas - SP, Unicamp, 1994. 230p.
 
Resenha de "Memórias de um Doente dos Nervos" - Daniel Paul Schreber, tradução de Marilene Carone. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995. 371p.
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados