EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
12
A formação do analista
ano VII - 1° semestre 1994
páginas
capa: Óleo e cera sobre tela.
  



Vermelho no verde
Óleo sobre tela.

capa: Óleo e cera sobre tela.

voltar ao acervo








EDITORIAL  
TEXTOS  
A trajetória de Emílio Rodrigué resume cinquenta anos da história da psicanálise. Refletindo sobre sua formação, ele nos mostra como vida e trabalho se entrelaçam.
 
Falando da formação existente na França, este artigo de 1979 problematiza de modo bastante atual as questões que nos interrogam. Deixamos de lado os aspectos históricos, em prol da problemática mais geral.
 
A função psicanalítica não é privilégio da Psicanálise, embora somente com esta tenha atingido sua plena expressão. Através das figuras do Adepto, do Rebelde e do Aprendiz, será que ela permanece igual a si mesma?
 
É possível estar em formação com um autor com quem temos contato apenas pelos seus escritos? Neste artigo, o leitor verá uma resposta argumentada, audaciosa - e afirmativa.
 
Através do exame de textos escritos em momentos e lugares diferentes, este artigo questiona a "crise" da psicanálise e os conflitos institucionais implicados no processo de formação.
 
Este artigo, escrito no início de 1994, reflete sobre as diferentes modalidades de currículo adotadas por nosso curso. É importante saber de onde viemos e onde estamos..
 
Quantas vezes, em nosso curso, não lemos Laplanche nas entrelinhas de Freud! Vale a pena explicitar as opções teóricas latentes em muitos seminários e supervisões.
 
Até onde o conhecimento teórico contribui para a formação de um psicanalista? As teorias ajudam a ver, mas também funcionam como obstáculo ao conhecimento. Charcot "La théorie, c'est bon, mais ça n'empêche pas d'exister".
 
Por que os psicanalistas desejam tanto estudar filosofia, ou teoria freudiana, com um filósofo? E que lugar ocupariam estes estudos em sua formação?
 
Como uma estudante de filosofia se converte em psicanalista? Que obstáculos específicos têm de ser vencidos neste caso? Aqui, o relato de um trajeto singular.
 
O sonho é a "via real" para o inconsciente, dizia Freud. O desejo de ser analista também tem raízes no inconsciente infantil, como mostra este sonho, no qual o dom se transforma em crédito.
 
A adesão a um grupo sectário é fatal para a constituição de um pensamento analítico, por mais criativo e original que seja o líder deste grupo. Com sua franqueza habitual, Winnicott toca aqui este ponto nevrálgico.
 
PERCURSO solicitou a um analista kleiniano que comentasse, do seu ponto de vista, as observações da carta de Winnicptt. Meyer disseca o texto e, no final, propõe uma interpretação kleiniana para a distorção ali assinalada.
 
O que diria um analista lacaniano sobre o fracasso da formação? A resposta vai num sentido semelhante ao indicado por Winnicott e por Meyer: fracasso aqui significa não aceder a um estilo singular, e permanecer atado aos ideais do mestre.
 
A formação contém várias dimensões: a pesquisa é certamente uma delas, especialmente quando feita com material clínico. Este relativiza a teorização à qual dá origem, e que confere a ele sua inteligibilidade.
 
O trabalho do analista pode ser considerado parte de sua formação? Sim, se for encarado como um desafio à sua criatividade e à sua responsabilidade, e isto tanto no consultório quanto fora dele.
 
 


ENTREVISTA  
LEITURAS  
Resenha de "A palavra In-sensata" - Eliane Fonseca. São Paulo, Escuta, 1993. 136 p.
 
Resenha de "A eternidade da maçã" - Flávio Carvalho Ferraz. São Paulo, Escuta, 1994. 141p.
 
Resenha de "Da paixão do ser à 'loucura’ de saber: Freud, os anglo-saxões e Lacan" - Maud Mannoni. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1989. 214p.
 
Resenha de "Un encantamiento que se rompe: cuestionamento del hechizo psicoanalítico" - Serge Leclaire. Barcelona, Gedisa, 1983. 237 p.
 
Resenha de "Contra-transferência: a questão fundamental do psicanalista" - Suzana Alvez Viana. São Paulo, Escuta, 1993. 185 p.
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados