EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
24
Conexões da Psicanálise
ano XIII - 1° semestre 2000
páginas
capa: Arriete Chain
  



capa: Arriete Chain

voltar ao acervo








EDITORIAL  
TEXTOS  
Trabalho apresentado em 18 de novembro de 1966, no X Encontro Anual da Conferência em Memória Frieda Fromm-Reichmann, sob os auspícios da Escola de Psiquiatria de Washington, no Centro Clínico do National Institute..
 
Tendo como referência por um lado a clínica, e por outro a teorização winnicottiana, a autora busca explicitar o seu pensamento sobre os caminhos da estética ao longo de um tratamento analítico.
 
Pensar a psicanálise entre as linguagens afetiva e designativa, com os modos de elaborar e produzir zonas erógenas com sentido psíquico. Através de vinhetas clínicas, elaborar a posta em sentido de sensação dispersadas, que não se fizeram erogenicamente. Retrabalhar as relações entre sensações e sentido, delimitando o campo interpretativo, que escuta o clamor dos sintomas.
 
Através de fragmentos de seu trabalho analítico, este artigo procura ilustrar o movimento de reparação que, segundo a perspectiva kleiniana, subjaz às manifestações da criatividade.
 
A produção do conceito em psicanálise guarda sempre uma relação com a própria análise do analista. Como a noção de pulsão de morte se articula com as contingências que presidiram à sua criação?
 
O desejo de ter um filho e as dificuldades para engravidar levaram Efigênia a enfrentar um funesto destino, indo em busca de seu sonho de maternidade. Aqui, o relato e um fragmento da análise do caso.
 
A arte é um discurso onde o sujeito pode se defrontar com o vazio de sentido, promovendo marcas singulares no "eu-poeta": o horror e a angústia, marcados no gauche (Drummond) e nas trombetas anunciadoras (Adélia Prado).
 
Este artigo apresenta algumas referências epistemológicas de Freud como "cientista da natureza", e ressalta a distância entre ele e Goethe: mas "restos" das idéias do poema "Die Natur" se encontram no pensamento psicanalítico.
 
Utilizando o conceito proposto por André Green - eficácia psíquica do texto literário - comparam-se aqui As Mil e uma Noites com uma versão contemporânea. Terá a estrutura narrativa, por si mesma, efeitos terapêuticos?
 
O que é "corromper"? O termo pode ter uma significação fraca (corromper a juventude) e um sentido mais forte (corromper um juiz). Neste caso, a própria palavra "justiça" deixa de ter sentido.
 
 


ENTREVISTA  
Robert D. Storolow é um psicanalista destacado no cenário atual da Psicanálise americana. Seu pensamento, ao contrário de outros psicanalistas americanos conhecidos pelo público brasileiro, surgiu, nos anos 70, no contexto universitário da psicologia acadêmica, onde permanece atuante até hoje...
 
DEBATE  
Neste número, PERCURSO convidou três psicanalistas para refletir sobre a questão "Diante das atuais perspectivas, quais seriam os rumos da psicanálise?"...
 
LEITURAS  
Resenha de "Pânico e desamparo" - Mario Eduardo Costa Pererira. São Paulo, Escuta, 1999. 174 p.
 
Resenha de "Contra-natura: ensaios de psicanálise e antropologia surreal" - Oscar Cesarotto. São Paulo, Iluminuras, 1999. 185 p.
 
Resenha de "Afeto e Representação" - Antonio Imbasciati. São Paulo, Editora34, 1998. 223 p.
 
Resenha de "Ética e técnica em Psicanálise" - Luís Cláudio Figueiredo e Nelson Coelho Júnior. São Paulo, Escuta, 2000. 102 p.
 
Resenha de "A força do desejo: o âmago da Psicanálise" - Guy Rosolato. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1999. 182 p.
 
Resenha de "Depressão" - Pierre Fédida. São Paulo, Escuta, 1999. 122 p.
 
Resenha de "Psiquiatria: propostas, notas e comentários" - Carol Sonenreich, Giordano Estevão e Luis de Moraes Altenfelder Silva Filho. São Paulo, Lemos Editorial, 1999. 199 p.
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados