EDIÇÃO

 

TÍTULO DE ARTIGO


 

AUTOR


ÍNDICE TEMÁTICO 
66
Palabra concreta
ano XXXIII - Junho 2021
183 páginas
capa: Augusto de Campos
  
 

voltar
voltar ao sumário


Notas


voltar ao sumário
 EDITORIAL

Editorial

Letter from the editors

Espelhos, poema de Augusto de Campos abre Percurso 66.

Homenagem aos seus 90 anos, 70 de radicalidade poética.

Já no Manifesto Concreto, o registro de opção ética: palavra, campo de resistência. Ativismo na exploração das relações-funções de suas camadas semânticas, sonoras e visuais. 

Jogos de espelhos, multimeios, a cada vez, palavras levadas às bordas, figurabilidades inéditas.

Camadas clínicas. Dobras e redobras. Evidenciam-se a diversidade de mundos e a singularidade de seus afetos.

Da proximidade no início dos anos 1960 com Boris e Regina Schnaiderman - presença fundamental desde a criação do Curso e do Departamento de Psicanálise - à homenagem que a ela fizemos junto às comemorações de Percurso 60, a presença de Augusto e Haroldo de Campos.

Há todo um caldo de cultura do qual somos herdeiros e que traz aí um de seus começos.

O diálogo de muitas vidas em meio a literatura, traduções, filosofia, semiótica, psicanálise. A escrita que, ao longo de muitas décadas e em diversos grupos psicanalíticos, se dá na confluência da poesia concreta e da psicanálise.

E o privilégio de podermos acompanhar Augusto de Campos explorando as plataformas mais atuais - agora, o Instagram; novas fronteiras.

Materialidade das palavras, em tempos de palavras tão esvaziadas. Potência da palavra/multimeios em tempos de meios tão esvaziados de palavras. 

Terceiro número de Percurso publicado em meio à grave situação político-sanitária que vivemos - face à clínica - os artigos bem como as duas sessões de debates, a entrevista e as resenhas aqui publicados vêm participar das discussões em curso.

 

BOA LEITURA!

 


topovoltar ao topovoltar ao sumáriotopo
 
 

     
Percurso é uma revista semestral de psicanálise, editada em São Paulo pelo Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae desde 1988.
 
Sociedade Civil Percurso
Tel: (11) 3081-4851
assinepercurso@uol.com.br
© Copyright 2011
Todos os direitos reservados